Thumb_logo_white Discover Create Go Pro
Log In / Sign Up
Paulo César Lima Consultor da Câmara fala sobre mineração
August 15, 2010 11:43 AM PDT

O Consultor Legislativo da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados acompanha os debates sobre o tema em comissão especial que discute mudanças na lei que rege a exploração mineral no país. As informações são surpreendentes e mostram como o país se beneficia muito pouco desta atividade, principalmente quando da exportação dos minerais onde há isenção total de ICMS para as empresas exportadoras. Paulo César fala também sobre o debate em relação à mineração em terras indígenas.

Carlos Gabaglia Penna prof. da PUC Rio fala sobre mineração
August 15, 2010 07:35 AM PDT

O professor fala sobre mineração no país, não só sobre o ponto de vista ambiental, mas também sobre os aspectos econômicos dessa atividade, que tem alto custo para o meio ambiente do país, e que rende à nação quase nada em termos de retorno econômico, nesta atividade que essencialmente visa a exportação. Carlos Gabaglia fala também sobre a pouca informação que há em relação à exploraçãao e comercio dos minerais chamados de última geração, como uranio, tório, e niobio, encontrados abundantemente na região amazônica.

Prof. Antonio Nobre do INPA fala sobre Belomonte
August 15, 2010 06:46 AM PDT

O cientista que trabalhou na construção da hidrelétrica de Balbina, que se mostrou um dos maiores erros ambientais e econômicos de todos os tempos no país, hoje tem uma visão muito diferente sobre a necessidade de construção de hidrelétricas como tem acontecido, e fala especificamente sobre as preocupações hoje dos cientistas, em relação à construção de Belomonte. Antonio Nobre, que é Phd em questões ambientais, também comenta a proposta de mudança do Código Florestal Brasileiro.

Marcelo Reis - Biólogo
August 06, 2010 02:24 PM PDT

ONÇAS
Várias notícias ns últimas semanas tratavam sobre onças: a prisão de pessoas que participavam de um "safari" com o objetivo de caçar o grande felino, guias turísticos que atraem os animais com peixe, outros que utilizando instrumentos mitam o barulho de outras onças para atrair as que vivem na redondeza, e também de incidentes com humanos, um inclusive com morte.
O que está acontecendo? Quais as consequências desta constante interferência dos humanos no modo de vida desses animais? Qual a situação das onças na lista dos ameçados de extinção? É verdade que em algumas regiões do país elas já não mais existem? Como viver no campo sem ser incomodado pelos felinos e, ao mesmo tempo, permitindo que também vivam em paz?

Radio Novela Vidas Roubadas
July 29, 2010 02:11 PM PDT

Cap. 01
Vidas Roubadas é o trabalho de conclusão de curso ds jornalistas Alessandra Araujo e Cristina Senna, que estagiaram na Rádio Nacional da Amazônia.
Muito bem feita, fundamentada, rico em informações, a novela conta a história de Jacira, menina pobre de algum dos inúmeros cantos pobres do nosso Brasil, que está prestes a se tornar vítima de abuso e exploração sexual. De maneira clara, com linguagem emocional, a novela leva aos ouvintes várias informações importantes para aqueles que são vítimas potenciais de abuso, ou aqueles que presenciam essas situações, ajudando a identificá-las e orientando com relação à maneira correta de agir nesses casos.
Os downloads e reproduções da novela estão autorizados pelas autoras, e pelo elenco.

Radio Novela Vidas Roubadas
July 29, 2010 01:50 PM PDT

Cap.02 - Vidas Roubadas

Radio Novela Vidas Roubadas
July 29, 2010 01:41 PM PDT

Cap.03 - Vidas Roubadas

Radio Novela Vidas Roubadas
July 29, 2010 01:12 PM PDT

Vidas Roubadas Cap. 04

Radio novela Vidas Roubadas
July 29, 2010 12:57 PM PDT

Cap. 05 da Radio Novela Vidas Roubadas

Clythio Buggenhout - Diretor de Portos da Cargill
July 28, 2010 02:31 PM PDT

CLYTIO BUGGENTHOUT – Gerente de Portos da Cargill
Porto Graneleiro da Cargill no Pará, recebeu pedido de inquérito para investigar indícios de crime contra a Fé Pública e contra a Administração Ambiental no Estudo de Impacto Ambiental. O inquérito foi solicitado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e pelo Ministério Público Federal (MPF), em atuação conjunta. O inquérito policial visa apurar as responsabilidades da Cargill, segunda maior empresa do país no ramo alimentício.
O Procurador Felicio Pontes, do Ministério Público Federal, concedeu entrevista ao “Amazônia Brasileira”, onde afirmou que há graves erros no documento do EIA ( Estudos de Impactos Ambientais), apresentado pela empresa. O Porto da Cargill vem funcionado sem licença ambiental e por força de liminares concedidas à empresa.
Como a Cargill instalou seu porto em uma das praias de Santarém, no Pará? Quais são os negócios da empresa no país? Qual a importância do funcionamento deste porto para a empresa? De que modo a Cargill avalia a sua presença em terras da Amazônia? De acordo com informações da própria empresa, a Cargill venceu concorrência pública para construir um terminal no porto de Santarém, em 1999. Na ocasião, não foi exigida nenhuma licença ambiental? E por que só agora, 11 anos depois, a empresa apresenta um estudo de impacto ambiental?

Previous Page  |  Next Page